CURSO GRATUITO DE

REDAÇÃO PARA O ENEM

Aprenda a planejar a redação, construir os parágrafos de introdução e desenvolvimento, a usar os recursos coesivos e a construir uma proposta de intervenção com os cinco elementos obrigatórios.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO

MÓDULO 1

COMPREENSÃO E ABORDAGEM DO TEMA DA REDAÇÃO

Todos os anos uma grande quantidade de redações é avaliada com nota zero por fuga ao tema e outra parcela significativa perde imediatamente 480 pontos em razão do tangenciamento temático. Portanto, o estudo da abordagem completa do tema da redação é indispensável para a construção de redações com notas acima de 900 pontos.

MÓDULO 2

PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO DO ENEM

Em quaisquer atividades da vida, a falta de planejamento é sempre a causa de vários insucessos. Com a redação do Enem não é diferente, razão pela qual o Módulo 2 trata exclusivamente do planejamento. Embora o foco seja no planejamento a partir da relação de causa e efeito, outras formas de planejar o texto também são apresentadas. 

MÓDULO 3

COMO CONSTRUIR E USAR REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NA REDAÇÃO DO ENEM

O repertório sociocultural, quando utilizado de forma pertinente e produtiva, é responsável por 80 pontos na nota da redação. Na prática, dificilmente uma redação passa de 900 quando não apresenta repertório. Sabendo disso, é necessário não apenas construir o repertório, mas também utilizá-lo de maneira adequada, o que se aprende no Módulo 3.  

MÓDULO 4

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COESIVOS

Saber utilizar os recursos coesivos é fundamental para não perder valiosos pontos na Competência 4. Quando se trata de redação do Enem, há exigências específicas, a exemplo do uso de conectivos entre e dentro dos parágrafos. Neste curso, o Módulo 4 é responsável por apresentar como evitar falhas de coesão e alcançar 200 pontos na Competência 4.

MÓDULO 5

A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO IDEAL PARA A REDAÇÃO DO ENEM

O objetivo do Módulo 5 é mostrar que, além de saber que o Enem cobra uma proposta de intervenção na redação e quais elementos devem estar presentes nela, é preciso saber também não apenas identificar os elementos obrigatórios considerado válidos, mas especialmente utilizá-los de forma a facilitar o processo de correção.

MÓDULO 6

COMO AS REDAÇÕES DEVEM SER CORRIGIDAS

Depois de estudar os conteúdos dos módulos anteriores, é hora de submeter o texto à correção; no entanto, não é fácil escolher uma dentre as diversas plataformas de correção disponíveis. Com o Módulo 6, o estudante compreenderá como as redações devem ser corrigidas, o que lhe permitirá escolher com segurança uma boa plataforma de correção.

JOAB GUIMARÃES

Joab Guimarães é formado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Do ponto de vista prático, é também especialista em redação do Enem, porque pesquisa e ensina o assunto há mais de uma década.

É o criador do MÉTODO TRIPLO F, uma metodologia de ensino da redação do por meio da qual o aluno precisa percorrer três momentos distintos relacionados ao verbo “FAZER”, cuja letra inicial deu origem ao nome do método. De forma resumida, o primeiro F é o momento em que o aluno aprende “o que não deve FAZER”, conhecimento necessário para não fugir e não tangenciar o tema, além de recomendações específicas sobre o que não se deve fazer em relação ao uso do repertório sociocultural, dos recursos coesivos e da construção da proposta de intervenção. O segundo é o F do “como FAZER”, momento em que o estudante adquire todo o conhecimento necessário para alcançar nota máxima nas competências utilizadas como critério de correção. O último F, por sua vez, representa o momento do “melhor FAZER”, quando o estudante deve necessariamente produzir redações e submetê-las à avaliação do professor. O terceiro F relaciona-se à a afirmação aristotélica de que a excelência não é um ato, mas sim a repetição daquilo que já se aprendeu a fazer. 

É também autor do Curso de Redação Joab Guimarães (CRJG) e do curso Formação de Repertório Sociocultural para a Redação do Enem, de uma plataforma online de correção de redações, além de apostilas e e-books específicos sobre a redação do Enem.

CURSO GRATUITO DE
REDAÇÃO PARA O ENEM

[CONTEÚDO ATUALIZADO EM 2020]

Curso de Redação Joab Guimarães

Treinamento com mais de 100 aulas distribuídas em15 módulos, além de mais de 10 horas adicionais de conteúdos de aprofundamento e quase 100 páginas de conteúdo em PDF, além de aulas semanais ao vivo.

Joab Guimarães 2020 | Todos os direitos reservados.